sábado, 5 de Junho de 2010

Avaliação da Leitura e da Escrita


AVALIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Data: 24 de Maio de 2010

Competências Específicas:

• Leitura
• Escrita


Descritores de Desempenho:
· Mobilizar conhecimentos prévios.
· Ler com progressiva autonomia palavras, frases e pequenos textos para:
- relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
- identificar o sentido global de textos;
- identificar o tema central;
- localizar a informação pretendida;
- responder a questões sobre o texto;
- compreender melhor (reler para resolver problemas de compreensão);
- propor títulos para textos.

· Exprimir sentimentos, emoções, opiniões provocados pela leitura de textos.

· Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação:
- sublinhar;
- tomar notas;
- esquematizar.

· Fazer uma leitura que possibilite:
- detectar informação relevante;
- relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
- captar sentidos implícitos;
- transformar parcialmente textos lidos em esquemas.

· Recorrer a diferentes estratégias para resolver problemas de compreensão.

· Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a questionários.

· Realizar inferências, mobilizando informações textuais implícitas e explícitas e conhecimentos exteriores ao texto.

· Extrair conclusões do que foi lido.



Conteúdos:
  • Assunto; ideia principal

  • Tipos de perguntas

  • Título

  • Esquemas

  • Sentidos explícitos e implícitos

  • Facto-opinião



Experiência de Aprendizagem


- Apresentação dos objectivos da sessão tutorial;

- Distribuição da ficha de avaliação preparada;

- Leitura colectiva do texto presente na ficha de avaliação;





- Resolução autónoma e individual da ficha de avaliação;



- Correcção individualizada da ficha de avaliação discutindo-se os aspectos bem conseguidos e aqueles em que persistem dificuldades;

- Análise e discussão colectiva das respostas dadas na ficha de avaliação;




- Preenchimento, pelos alunos, de folhas de registo sobre o grau de correcção das respostas dadas na ficha, numa perspectiva de auto-avaliação;



- Diálogo individualizado com os alunos sobre os resultados obtidos e as estratégias que devem adoptar com vista à superação das dificuldades reveladas.
























































































































Sem comentários:

Enviar um comentário